Fazenda Irarema

A Fazenda Irarema

 

Quem visita ou ouve falar pela primeira vez sobre a Fazenda Irarema e suas recentes conquistas na produção de azeite, pode até não imaginar, mas o fato é que se trata de um lugar repleto de história, onde o requinte do passado e o glamour do presente se encontram, compondo um ambiente acolhedor e de muito bom gosto. 

Essa história teve início há quase dois séculos, mais precisamente, no ano de 1865. Na ocasião, o Sr. Marçal Santos seguindo uma tendência da época, adquiriu a terra ainda com mata fechada, que por sua vez, seria aberta no machado para o plantio do café.

Cumprido esse ciclo, a fazenda foi adquirida junto à família do Sr. Marçal Santos pelo Sr Erodiano, que posteriormente vendeu a propriedade à família Carvalho Dias. Com o passar dos anos, a terra foi herdada pelo Sr. José Dias de Gouvêa, este casado com Maria Inês de Carvalho Dias, que por sua vez, foi quem administrou o lugar por algumas décadas.

Sempre conhecido pelo requinte, no entanto, o lugar despertou a atenção de um grupo Norueguês/brasileiro, que em 2004 adquiriu a propriedade, conduzindo os negócios na mesma até 2014, quando foram encerradas as operações.

Neste mesmo ano (2014), no mês de setembro, Maurício e Monica Carvalho Dias vislumbraram a oportunidade de adquirir a propriedade, mas não só isso, enxergaram também a possibilidade de mudar o rumo dos empreendimentos no local.

A partir daí, o cafezal velho e menos produtivo deu lugar ao plantio de oliveiras, que passaram a dividir espaço com os cafés mais especiais, tais como o maragogipe, catuaí amarelo e Bourbon vermelho, que foram mantidos na propriedade. Este foi o início da transformação de uma centenária fazenda de café em um renomado pólo da olivicultura no Brasil.

Guiado por uma grande visão empreendedora, o casal Maurício e Mônica decidiu colocar em prática em 2015 um projeto ousado, que incluía a implementação de uma fábrica para extração do azeite e toda uma infraestrutura para o turismo rural.

A construção desse sonho teve início em julho daquele ano, quando a fábrica do azeite começo a ser erguida. Diferente do que muitos podem pensar, no entanto, a dimensão do ambiente fabril não foi pensado para comportar apenas a demanda de produção da própria fazenda, longe disso.

Desde sua origem a fábrica visava um possível crescimento no interesse da produção do azeite na região, pelo que, foi construída com capacidade de prestar serviços de extração para terceiros.

Ao longo dos meses, essa ousadia se mostrou acertada, uma vez que, muitos cafeicultores da montanha, cansados das diversas dificuldades enfrentadas ao longo dos anos passaram a substituir também o cafezal pelo olival.

O resultado é que logo em seu primeiro ano de funcionamento a fábrica da Fazenda Irarema prestou serviço de extração de azeite para 12 produtores regionais de azeitonas. Um marco para a região de Poços de Caldas (MG).

Em consequência de todo trabalho e investimento realizado desde 2015, portanto, a Fazenda Irarema hoje vem se consolidando como o pólo turístico que antes ocupava apenas o imaginário de seus idealizadores.

O lugar recebe turistas do mundo todo e o Azeite da Fazenda Irarema se tornou sinônimo de qualidade, seja pelas premiações icônicas recebidas recentemente ou pelas instalações modernas que surpreendem todos que visitam a região.

Tudo isso serve como combustível para inovação constante e lançamento de novos produtos a cada safra, com a criação de experiências únicas sob a administração de uma família apaixonada pelo que faz.